As aventuras de uma quase vegetariana

alimentação receitas vegetarianos

No momento em que comecei a estudar a sustentabilidade na carne (ops) ou como um todo percebi que era quase impossível continuar comendo carne. Não somente porque me comovo com os vídeos dos animais nos abatedouros, digo NÃO as queimadas na floresta amazônica para dar lugar ao pasto, mas sim porque eu sinto que meu dia fica mais leve e minha mente mais focada. Além da minha prática de yoga ser mais fluída. Eu sempre me alimentei de forma saudável e curto experimentar comidas novas. Adoro saladas, vegetais, pancs, flores, grãos então pensei que fosse relativamente fácil me tornar vegetariana quando me desse na telha. De início aquela empolgação, comecei a seguir todas as vegans do instagram pra me encher de receitas, maravilhosas por sinal, algumas impraticáveis na minha atual conjuntura acostumada a por um bifão na chapa. Até me surpreendi que não senti falta do presunto na torrada com maionese pingando. Agora sou chique, faço meu próprio pesto de espinafre orgânico e amo mais que qualquer embutido. Confesso que o churras de domingo me pega, mas até agora consegui resistir bravamente em atacar uma picanha ou uma costela. O que me empaca muitas vezes são os almoços em família. Todos os dias preparo um prato com carne para o meu marido e minha filha e outro sem carne pra mim. Isso cansa? Sim e muito. Tanto que frequentemente apelo para o burger de soja da Seara. Uma certa manhã minha filha perguntou: Mãe, por que tu não come mais carne? É porque engorda? (olha a cabeça das meninas já trabalhada naquele medo de engordar). Eu respondi prontamente que não era por causa disso, não havia problema algum em ser gorda e que eu gostava mais de comer vegetais. Ela entendeu e não falou mais no assunto. Eu ainda como peixe no final de semana, uma vez que outra rola um frango (mas daqueles que vivem livres tá? Como se isso nos deixasse com a consciência mais tranquila), ovos e derivados do leite. Quando eu via nas internets os veganos contando que era mais barato e mais fácil ser feliz na cozinha sem maltratar os bichinhos não acreditava, pensava onde tá a edição desse vídeo? Tipo o Jamie Oliver onde as receitas de 15min eu levava 1h pra terminar. Estou desbravando esse caminho, feliz em perceber que cozinhar com vegetais é mais incrível do que fritar aquela mesma carne na cebola e gente já peguei umas manhas nas refeições rápidas, práticas e deliciosas (já posso dar dicas?!). Decidi então que não vou me cobrar tanto para não acabar frustrada por não conseguir me tornar 100% vegana em um mês. Por enquanto sou uma quase vegetariana e me orgulho disso.

Um post sobre alimentação tem que acabar com receita, né? Então aí vai o Grão de bico da Mari para todos os dias corridos da vida.

Ingredientes

1 lata de grão-de-bico

1 lata de seleta de legumes

2 colheres de sopa de molho de tomate

2 colheres de sopa de creme de leite ou leite vegetal

1 colher de sopa de açúcar 

1 colher de sopa de algum garam massala indiano (tempero pronto ou você pode fazer o seu)

1 colher de sopa de óleo (o que você tiver em casa)

1/2 copo de água

Sal e pimenta a gosto

Frita o tempero no óleo depois adiciona a lata de grão-de-bico, a lata de seleta de legumes, o molho de tomate, o açúcar, o creme de leite ou leite vegetal e a água. Deixa cozinhar por uns 10 minutos. Tá pronto! Eu gosto de polvilhar batata palha por cima e comer com arroz.

Vai experimentar? Depois nos conta como foi. Ah, e os vegetarianos podem enviar para @marianaduda no instagram suas ideias na cozinha que vou amar.

 

 

 

 

 



Post anterior